Serviços de Auditoria

De forma bastante simples, a auditoria pode ser definida como uma metodologia de levantamento, estudos e avaliações sistemáticas das transações, procedimentos, operações, rotinas e das demonstrações contábeis de uma entidade.

A nível mundial, atuando no âmbito das organizações empresariais e de outros segmentos, existem dois tipos de auditorias e que são popularmente conhecidas como Auditoria Externa ou Independente e Auditoria Interna ou Operacional. A Perfectum oferta estes dois tipos de serviços a seus cliente.

Auditoria Externa ou Independente

Como se sabe, este tipo de serviço, obrigatoriamente, só pode ser prestado por profissionais não vinculados a uma organização por vínculo empregatício, societário ou outras situações listadas em norma, que comprometam a independência do prestador de serviço em relação à entidade auditada. Está é uma das razões por que este tipo de serviço é denominado de Auditoria Independente.

Em observância às normas brasileiras e internacionais de auditoria a Perfectum firma três tipos contratos de auditoria externa ou independente com os seus clientes, a depender do trabalho a ser executado, sendo eles, trabalhos de:

Auditoria Interna ou Operacional

É uma atividade independente e objetiva de garantia e consultoria, concebida para agregar valor e melhorar as operações de uma organização, lhe ajudando a atingir os seus objetivos através de uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a efetividade dos processos de gerenciamento de riscos, controle e governança.

Esta modalidade de auditoria por ter o seu resultado voltado a atender aos interesses do público interno da organização é conhecida como auditoria interna e constitui-se num conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo examinar a integridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da entidade, aplicando também testes de observância e substantivos, os quais visam, respectivamente, verificar a adesão e continuidade às políticas administrativas e boas práticas de controle e gestão de riscos, além da acurácia (exatidão e correção) na execução das rotinas de controle de riscos desenvolvidas pela entidade.