Auditoria Externa ou Independente

Trabalhos Especiais de Auditoria

Mapeamento de processos e implantação de melhores práticas de gestão e controle de riscos operacionais

São projetos que têm como objeto o mapeamento dos processos, identificação de riscos inerentes e implantação das melhores práticas de gestão e controle destes riscos junto às operações praticadas pela organização, sendo que ao final do trabalho o resultado prático consta em um conjunto de normas definidoras de:

Políticas ou diretrizes de gestão e de controles de riscos operacionais;

Fluxogramas dos processos, indicando a operacionalidade, as responsabilidades e as rotinas de controle de riscos a serem observados pelos operadores e gestores dos diversos processos que se desenvolvem no dia a dia da organização.

A partir deste trabalho pode ser elaborado o Manual de Descrição de Cargos e Funções, que são utilizados pelos departamentos de recursos humanos, ajustado às necessidades do porte e da estrutura organizacional em seu atual estágio.

Ao implantar este modelo de gestão e controle de riscos a organização ficará perfeitamente alinhada com aquilo que preconizam as boas práticas constantes nos manuais do COSO e recomendadas por um dos princípios básicos de controle interno amplamente estudado e em uso nas organizações brasileiras que é o princípio da responsabilidade, pois ela terá um programa de normatização devidamente formalizado.   

Um programa de normatização existe quando há formalização das normas por escrito, onde estejam claramente definidos os procedimentos operacionais que cada funcionário deve seguir no desempenho normal de suas funções e também as políticas de gestão e controle a serem seguidas.

Não se pode atestar que exista sistematização de normas numa organização quando os procedimentos são passados aos funcionários, verbalmente, através, dos colegas de setor, das chefias ou gerências.

Um programa de normatização se torna importante para uma organização por:

  • Refletir e divulgar a filosofia, atitude e compromisso que a sua administração deseja de todos os seus colaboradores em relação aos seus objetivos;
  • Criar um ambiente de controle com rotinas claramente definidas, influenciando fortemente na eficácia dos sistemas de controle da organização garantindo-lhe transparência, segurança contra eventuais erros, economia de tempo no treinamento e desenvolvimento dos funcionários;
  • Permite um padrão comparativo do que é certo ou errado, facilitando o trabalho de quem faz revisões a posteriori, como é o caso da auditoria interna.
  • Levantar ou mapear processos, identificar riscos, analisar e concluir sobre os controles mitigadores de riscos desenhados pela administração da entidade faz parte das rotinas diárias de um auditor. Passados os anos a equipe da PERFECTUM adquiriu habilidades que cada vez mais são requeridas para desenvolver e implementar programas de normalização conforme descrito acima.