Serviços de Auditoria

Auditoria Externa ou Independente

Auditoria de Asseguração Razoável

Trata-se de trabalhos que tem como principal objetivo a emissão de relatório de asseguração sobre as demonstrações contábeis da organização, que conterá a conclusão e a opinião do auditor independente que expressa um nível apropriado de segurança aos usuários de um trabalho de auditoria de que tais peças contábeis auditadas estão livres ou não de distorções relevantes.

Em resumo, neste tipo de trabalho, através do relatório de asseguração, o auditor assegura com uma razoável certeza aos usuários (público externo à organização) das demonstrações contábeis que elas estão livres ou não de distorções relevantes, independentes se causadas por erros ou fraudes.

Por força das Normas Brasileiras e Internacionais de Auditoria, obrigatoriamente, devem fazer parte do escopo deste tipo de trabalho, além da contabilidade da organização, o seu sistema de controle de gestão e controle de riscos operacionais e aquelas áreas em que a conformidade (complaince) com leis e regulamentos são relevantes para a organização, como às áreas de tributos, trabalhistas e ambiental, além do que os sistemas de tecnologia de informações também recebem procedimentos auditoriais concomitantemente às auditorias das outras áreas ou isoladamente e há procedimentos mínimos de aplicações obrigatória.

Em outras palavras, para este tipo de trabalho o contratante dos serviços de auditoria não deve determinar o escopo dos trabalhos e interferir nos procedimentos de auditoria a serem aplicados, ou seja, o auditor é obrigado, no mínimo, a cumprir aquilo que a norma define que deve estar contido no plano de trabalho, seja em âmbito de escopo (alvo) ou de procedimentos (testes), para se obter o resultado final desejado, que é uma razoável certeza de que as demonstrações contábeis estejam ou não livres de distorções relevantes.

A metodologia que aplicamos é o da auditoria baseada em riscos e além daquilo que estão previstos na NB TA, temos como padrão comparativo:

  • Para a área de contabilidade: as Normas Brasileiras de Contabilidade;
  • Para verificação da conformidade (compliance) com leis e regulamentos: a legislação brasileira em vigor das áreas societária, tributária, trabalhista, ambiental, de agentes reguladores ou outra aplicável ao auditado, assim como decisões judiciais transitadas em julgados;
  • Para a área de gestão e controle de riscos: as estruturas conceituais e boas práticas estabelecidas pelo COSO e pelos princípios básicos de controle interno, amplamente difundidas mundialmente e no Brasil.

Como produto final deste tipo de serviços a Perfectum entrega a seus clientes:

  • Visitas de trabalho (ao longo do exercício social antes da elaboração das demonstrações contábeis) e relatórios de auditoria de ínterim, (prévio e definitivo) na forma longa, com apresentação dos resultados dos exames e análises realizadas com indicações de procedimentos corretivos, para as situações de não conformidades detectadas no transcurso dos trabalhos e sugestões de melhorias sejam elas em relação ao sistema de controle e gestão de riscos, à conformidade com leis e regulamentos (compliance) e à contabilidade em si, assim como o plano de ação acordado com o gestor da área para sanar as anomalias levantadas.
  • Consultoria preventiva por telefone ou pelos meios digitais disponíveis nas áreas que fazem parte do escopo, ou seja, contábil, de controles internos, tributária, trabalhista e previdenciária para sanar dúvidas que normalmente a equipe de profissionais da CONTRATANTE se depara no seu dia a dia. Reuniões de curta duração também podem ser inclusas nesta modalidade de serviços.
  • Reunião junto aos diretores e demais gestores da contratante para tratar de assuntos que estão contemplados no escopo dos trabalhos contratados sempre que for necessário e previamente agendado.
  • Auditagem das demonstrações contábeis e das notas explicativas a fim de verificar se elas foram preparadas de modo que a sua divulgação esteja em conformidade com as Normas Brasileiras de Contabilidade já convertidas no padrão internacional de contabilidade.
  • Relatório de asseguração do auditor independente sobre as demonstrações contábeis do encerramento de exercício, que é o fim de todo o trabalho a ser desenvolvido. Ele conterá como principal item a conclusão que expressa o nível de segurança da auditoria de que as demonstrações contábeis estão livres ou não de distorções relevantes.

Para saber mais sobre o escopo da Auditoria de Asseguração e os benefícios para a sua empresa e para a sociedade em geral consulte-nos.