Serviços de Auditoria

Auditoria Externa ou Independente

Auditoria para Aplicação de Procedimentos Previamente Acordados

A principal caraterística de um trabalho de procedimentos previamente acordados é que o auditor entrega como produto final, um relatório descrevendo o trabalho efetuado e apresentando as constatações factuais resultante do seu trabalho.

Na contratação de trabalhos desta natureza, as partes envolvidas, de um lado o cliente (usuários dos serviços de auditoria) e de outro a firma de auditoria, podem estabelecer o escopo dos trabalhos e os procedimentos a serem aplicados, inclusive o tamanho da amostra e a extensão dos trabalhos.

São exemplos de trabalhos de auditoria para aplicação de procedimentos previamente acordados ofertados pela Perfectum:

Due Diligence

  • Na tradução literal, due diligence significa diligência prévia. Assim, o processo de due diligence compreende-se num conjunto de atos investigativos que são realizados previamente a uma operação empresarial, seja pelo interessado em ingressar numa determinada empresa ou por quem está repassando seu negócio.
  • Tratando essencialmente de questões financeiras, contábeis, tributárias e trabalhistas, o due diligence garante mais segurança para investidores, compradores e acionistas, normalmente não se caracteriza como um serviço completo de auditoria, mas se executa utilizando-se as técnicas e procedimentos de auditoria.
  • Tais trabalhos abrangem diversas áreas da Contabilidade e do Direito, que variam de acordo com o negócio a ser analisado, possuindo, ainda, pontos a serem vistos relativos a questões comerciais e de propriedade industrial. Dependendo da natureza do negócio, também podem ser incluídas questões ambientais, imobiliárias, etc.
  • O principal ponto de uma due diligence é entender todos os detalhes da real situação da empresa a ser analisada, assim, grande parte dos riscos atrelados à operação possam ser avaliados e, na medida do possível, mensurados. Dessa forma, entende-se a sua real importância em operações empresariais, que de uma maneira prática, e divide-se em:

a) Coleta de material pertinente;

b) Aplicação de procedimentos auditoriais, incluindo análise e interpretação dos dados coletados;

c) Elaboração de relatórios e apresentação aos interessados.